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29 de Março de 2020

Como definir meu cliente ideal?

A criação da persona é um dos passos mais importantes para sua estratégia de produção de conteúdo online, já que torna sua comunicação muito mais efetiva.

Juliane T. Monteiro
Publicado por Juliane T. Monteiro
há 4 meses


Nesse post aqui eu falei um pouco sobre como iniciar a produção de conteúdo online. Pois bem, agora vamos falar especificamente sobre a criação da sua persona.

Para que sua estratégia de produção de conteúdo online seja eficaz, você, necessariamente, precisa criar seu cliente ideal (a persona).

Depois de definir seu nicho e área de atuação, o próximo passo é ter um posicionamento bem definido.

Por exemplo, se você for atuar com direito do trabalho, precisa se posicionar como advogado do trabalhador OU da empresa. Se for com direito de família, ou você fala com a mãe que quer cobrar pensão atrasada, ou com o pai que não paga os alimentos por qualquer que seja o motivo. Quanto mais específico você for, mais eficiente será sua comunicação.

Minha área de atuação é o direito desportivo, e, por incrível que pareça, é uma área bem abrangente. Eu produzo conteúdo específico para jogadores de futebol. Não para os clubes, nem para atletas profissionais de outra modalidade.

Tenha foco. Quem quer atingir todo mundo, acaba não atingindo ninguém.

Dito isto, partimos para o próximo passo:

Quem é seu cliente ideal?

É homem? Mulher? Homem E mulher? Quantos anos tem? Com o que trabalha? Qual sua escolaridade? Quais suas preferências?

Quanto mais informações você possuir, melhor. Fica extremamente fácil estabelecer uma comunicação efetiva e um criar um relacionamento quando você tem esses dados.

Onde ele está?

Você sabe onde seu cliente busca informações?

Nem só de instagram vive a internet. Seu cliente pode buscar informações em diversos canais, como: Google, Facebook, Linkedin, Youtube...

Exatamente por isso que, quando você conhece os gostos e preferências da sua persona, fica mais fácil de chegar até ela.

É muito mais provável que seu cliente busque informações jurídicas no Google do que nas redes sociais. Por isso a importância de ter um blog ou publicar artigos na página do Jusbrasil.

Produzindo bons artigos, usando as técnicas de escrita e de otimização certas, as chances de você aparecer numa pesquisa no Google são bem grandes.

As redes sociais são importantes para criar relacionamento e autoridade, mas aparecer no Google ou no Youtube te trará mais chances de prospectar clientes. Use todos os canais que conseguir, mas sempre seguindo a "linguagem nativa" de cada um deles, bem como as preferências de seu cliente.

Como falar? O formato do conteúdo ideal.

Por fim você deverá observar qual o formato de conteúdo sua persona mais consome.

Ela prefere ver um vídeo ou ler um artigo? Longo ou mais curto?

Sim, isso faz toda a diferença na sua comunicação. Não é só por que todo mundo fala que vídeos engajam mais que você é obrigado a produzir conteúdo em vídeo.

Empresários, por exemplo, em sua grande maioria, preferem consumir conteúdo em texto.

Por sua vez, a maioria dos empregados prefere assistir a um vídeo no Youtube.

Vê a diferença? E a importância de ter informações precisas?

Se você puder, faça de tudo um pouco e teste. Só assim saberá qual caminho seguir.

É isso.

Depois de ter as respostas dessas 3 perguntas: Quem?, Onde? e Como? ficará muito mais fácil você criar uma estratégia eficiente de produção de conteúdo online.

Esteja onde seu cliente está. Essa é a regra.

Se você quiser saber mais sobre produção de conteúdo online, me siga no instagram e acompanhe meu blog!

2 Comentários

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Adorei o artigo, Dra.

O marketing para a advocacia é um assunto muito novo e interessante! continuar lendo

Obrigada!
É sim! Vale a pena estudar marketing de conteúdo pra aplicar na advocacia! continuar lendo