jusbrasil.com.br
29 de Março de 2020

Como criar um calendário editorial?

5 passos para você criar seu calendário editorial de forma simples

Juliane T. Monteiro
Publicado por Juliane T. Monteiro
há 4 meses


O calendário editorial é importante para que você consiga manter a consistência na sua criação de conteúdo online. Como eu disse aqui, depois de criar sua linha editorial, fica muito mais fácil organizar seus posts em um calendário.

Abaixo vou escrever 5 dicas para que você possa elaborar um cronograma básico de postagens.

1. Defina sua frequência de publicação

A primeira coisa que você deve fazer é estabelecer a frequência com que irá produzir conteúdo.

Pode ser 3 vezes por semana, diariamente, 2 vezes por dia... vai depender da sua disponibilidade.

Estabeleça também o horário de cada postagem.

Lembrando que, quanto mais você aparece, mais as pessoas lembram de você. Mas não esqueça da qualidade das postagens. É melhor você aparecer menos e com conteúdo de qualidade, do que postar só por postar.

2. Liste os assuntos de interesse da sua persona e crie categorias

Para que seus posts não fiquem cansativos e repetitivos, é legal você criar categorias diferentes de postagens com assuntos de interesse da sua persona.

Para ficar mais claro vou usar como exemplo as categorias que criei para minha página de direito desportivo:

- Motivação; Carreira; Notícia do esporte; Bastidores; Dica de livro/série; Direito desportivo; Post pessoal.

Depois de criadas as categorias, é só definir os dias e horários em que irá postar cada uma e jogar essas informações no calendário.

3. Escolha uma ferramenta para te auxiliar

É importante você sempre centralizar suas ideias, anotações e informações em um único local. Existem diversas ferramentas e você pode escolher a que mais te agrade, veja só:

- Um planner: se você ainda é adepto do bom e velho papel e caneta, um planner pode ser bem útil. Nele você pode organizar suas ideias e fazer seu planejamento de postagens semanal ou mensal.

- Planilha: uma simples planilha feita no word ou excel já cumpre bem o papel. Faça uma tabela simples contendo o dia, horário, categoria e tema da postagem.

- Trello: se você prefere anotar tudo no celular ou no computador, o Trello é uma ferramenta online de organização super completa. Nele você consegue separar as categorias, anotar as datas e horários de suas tarefas, além de possuir um calendário para anotações. A versão gratuita já é suficiente.

4. Crie um banco de ideias

Utilize a mesma ferramenta que escolheu acima para anotar todas as ideias que você tiver. Centralizar as informações descansa sua mente, já que você não precisará ficar pensando onde anotou cada coisa.

Dessa forma evita o bloqueio criativo e pode consultar seu banco de ideias sempre que precisar criar um novo conteúdo.

5. Siga seu cronograma e atualize seu calendário sempre que necessário

Você pode organizar seu calendário semanal ou mensalmente, o importante é sempre mante-lo atualizado e seguir o cronograma estabelecido.

Definindo uma estratégia e uma frequência de produção de conteúdo, ficará muito mais fácil para você analisar o que funciona ou não pra sua audiência, tornando sua produção online muito mais eficiente.

Essas dicas foram importantes pra você? Se gostou, acompanhe meu blog e meu instagram (julianetmonteiro). Logo vou disponibilizar um modelo de calendário editorial por lá!



3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Adorei, Juliane!

Ainda não tinha visto nenhum colega falar sobre esse assunto tão importante. Não ter um ponto de partida sobre o que escrever e quando é o que trava muita gente, e organizar isso facilita demais o processo criativo e a consistência.

Obrigado por compartilhar! Abraços! continuar lendo

Obrigada, Pedro!

Exatamente! Organizar as ideias assim facilita muito, até o processo criativo! continuar lendo

Obrigada pelas dicas continuar lendo